devaneios

Hi, pipol.

 

Tem tanta coisa que queria escrever sobre, dar tim tim por tim tim.. mas vamos lá dar uma prévia dos últimos acontecimentos:

  • vamos nos mudar para Estocolmo até o final do mês

Então o apartamento tá uma zona, tudo se transformando em caixas. E Alexander tá vendendo quase tudo no blocket. (blocket é tipo um OLX da vida, onde o povo vende de tudo, até a mãe). E daí que a gente não tem mais sofá desde ontem, nem cômoda, nem estantes de livros.. tá tipo *o* caos. E isso é só o começo, certo? Porque tem o começo (encaixotar, dar um fim nas coisas), meio (transportar as tralhas) e fim da mudança (explodir a bomba, ou seja, abrir as caixas). E a cada dia que se passa eu me sinto mais e mais grávida. E a ida de Gotemboring pra Stk leva em média 5 horas de carro. (mas com uma grávida junto, o tempo aumenta para 10 h, considerando que temos que parar a cada 20 minutos pra eu fazer um pipis.. mesmo que seja imaginário).

  • só faltam mais 5 semanas para o Benjamin nascer

Yey! É uma mistura de ansiedade louca, com felicidade, com cólicas e noites mal dormidas, dores nas costas intermináveis, roupas que não aguento mais usá-las (que quero fazer uma bela fogueira quando Benji nascer!), sono absurdo durante a tarde, chutes na costela, listas intermináveis de coisas para comprar.. e a maior novidade de todas: soluços! Sim, a coisa mais fofa do mundo! Sempre achei surreal a ideia de um bebê ficar te chutando dentro da sua barriga.. e agora descubro que eles também soluçam e que dá pra sentir isso! Incrédibol. E parece que eu tô grávida faz uma eternidade e saber que agora falta tão pouquinho.. que nem tinha caído a ficha. E o ninho ainda nem ficou pronto! E o povo daqui é tããããão sossegado com isso. Primeiro de tudo que eles só manifestam que estão esperando um bebê depois do 3°, 4° mês. (eu já abri a boca logo que soube pq queria apoio de todos os tipos). A maioria prefere não saber o sexo. E chá de bebê aqui não é nada comum. E aqui o que rola é parto normal (um pouco hard core mas acho super válido. e logo que der quero escrever mais como funciona o acompanhamento da gravidez aqui). E a ideia de o Benji ter um quarto todo bonitinho passa longe, porque a casa que vamos nos mudar tá lotada de coisas do papis do Alex, e ele só vai começar a liberar no verão.. ou seja, só em agosto? setembro.. ai, meu canivete!

E ah, Benjamin já quase tem o mesmo número de caixas do que eu! Tá 2×3!

 

  • SFI (curso de sueco para imigrantes)

Bom, desde que fui informada que o curso de sueco aqui na Zuézia era grátis achei ótimo. *Só que* é uma porcaria! Uma enrolação pura. E eu vi que não sou a única reclamona e vítima da parada. Eu tenho aula 4 vezes por semana, 4 horas por dia com um intervalo de 30 min. Eu comecei o curso em setembro do ano passado no nível C (vai do A ao D), e passei para o D logo que voltei do Brasil. Toda felizinha pensando que ia ter um professor melhor porque mudei de nível, que nada! Mudei da tarde para manhã e meu professor continuou o mesmo. E a aula dele é péssima! Ele demora zilhões de anos para escrever na lousa o que a gente vai fazer durante o dia, deixa um recadinho tosco lá do tipo “leia a lousa!”e dá no pé, só volta uma hora e meia depois.. aí o jeito é ficar traduzindo textos e tentando achar alguma maneira produtiva de aprender. Mas é foda! Pra quem não sabe, a Suécia acolheu um número significativo de refugiados. (uma coisa que gera muita discussão aqui de porque o governo faz isso, quais são as vantagens, obrigações, etc.. assunto para outro post). Enfim, o professor dá no pé e o povo fica falando em árabe super alto, enquanto quem quer estudar tenta se concentrar.. isso 8h, 9h da manhã. Sem contar que pra sair da cama é uma luta porque o sol agora só nasce depois das 8, aí dá aquela preguicite.. e ainda tem esse barrigão que dificulta tudo quando o assunto é ficar sentada por muito tempo. Aí vou pra aula e é essa zona. Sem contar que o livro que o professor me deu já está todo respondido e nem cd com audio de textos tem. A coisa é que a gente só vai pra aula assinar presença, o resto a gente aprende por conta própria! E eu tô pirando porque quero terminar esse curso chato logo antes do Benji vir, porque quando ele chegar vai rolar uma paralização das obras. E eu queria meu bônus de término! (que eles só vão liberar até 1 de julho, ou seja, cerveja). Enfim o curso é mais picareta do que coisa de feira do Paraguay.

  • agora o céu daqui só conhece um tom e ele é CINZA!

Xssus, como pode isso acontecer? Rá! Com um número infinito de cores e o céu insiste em ficar nesse cinza chato. Posso ser um pouco mais reclamona e apertar a ferida do povo que é falar do clima cagado daqui?!  Bom a neve foi embora (mas ela pode voltar, pelo menos fica tudo branquinho.. pelo menos no primeiro dia, antes de tudo começar a derreter e virar uma lamaceira só!). Os invernos daqui são loooooongos, escuros (dependendo da onde, o sol mal dá as caras), cinza e deprê! E ainda mais boring quando você tá uma baleia porque está grávida e não consegue se movimentar muito, ou seja, fazer atividades de inverno jamé! Sem contar na luta de botar no mínimo duas calças, cachecol te sufocando, jaqueta que pesa 10 kilos e sua barriguinha marota ameaçando cada vez mais a ficar de fora! (saudades do Brasil em que eu podia usar só os vestidinhos capa de botijão de gás!) Ok que a situação tá um pouco “melhor” depois que a barriga cresceu pra valer, agora debaixo de tanta roupa eu não pareço mais só gorda mas também grávida, obrigada. Voltando a falar do tempo, uma coisa que me enlouquece é que como tudo aqui na Suécia é meio padronizado, tudo acaba parecendo igual. Então é tipo, os predinhos estilo cohab, as casas amarelas/vermelhas, a Hm, a Ikea, o povo dirigindo Volvo e o céu cinza. Forever cinza. A mesma paisagem everywhere. Agora entendo porque o povo se mata tanto aqui 🙂

É isso aí. Hoje Suécia não é muito minha praia não.

Hej då

You Might Also Like...

4 Comments

  • Reply
    Edi Daltio Cleto
    Fevereiro 19, 2014 at 11:36 pm

    Hahaha ai Bruna, adoro ler teus posts! Me divirto! Boa sorte!!! =**

    • Reply
      bpiloto
      Fevereiro 20, 2014 at 7:28 pm

      aqui é o meu canto do desabafo! 🙂

  • Reply
    freitasmh
    Fevereiro 20, 2014 at 3:41 am

    Traz tudo pra cá!
    Eu curto mais o WP apesar de que no fim é tudo a mesma bosta.
    Curto muito sua foto da barriga.
    E sim, como disse uma amiga, o inverno sueco é apenas uma versão de 50 tons de cinza.
    Bejo

    • Reply
      bpiloto
      Fevereiro 20, 2014 at 7:32 pm

      Já, já sua barriga engata de crescer também e aí seguuuura!
      Difícil não ficar um pouco tresloucada com esse hormônios e tempo morto! 😛
      Puss

    Deixe uma resposta