decor Suécia

Como o povo encontra um lugar para morar na Suécia

Imagem

Aluguel 

Bom, pelo que sei, achar um cantinho aqui na Schedewnn é um tanto complicado. Pra se conseguir alugar um apê bem localizado no centro de Estocolmo, por exemplo, você espera em média 10, 15 anos em uma fila de espera pra descolar uma vaga (isso sendo muito otimista). Quando há a oportunidade, a imobiliária te contata e se for de seu interesse, você vai lá dar um pulo no lugar no dia agendado para visitação (visning). Parece surreal ficar em uma fila de espera pra conseguir alugar um lugar para morar. Quando vim passar as férias de verão aqui, há 2 anos atrás, eu fui com o Alexander ver um apê e a experiência foi um tanto peculiar. Chegamos no lugar e na entrada haviam mais pessoas que estavam lá pelo mesmo motivo que a gente. Então todo mundo deixou aquele amontoado de sapatos na porta e foi explorar o lugar. (ma oeee, e a excrusividade?) Parecia uma exposição de arte, em que as pessoas ficam perambulando de quarto em quarto olhando as coisas. Como o Alex não era o 1° da lista, se a gente gostasse do apê só poderíamos ficar com ele caso houvesse desinteresse das pessoas que estavam a nossa frente.

Claro que também dá para alugar diretamente do proprietário mas geralmente é só por um curto período e se quiser fazer contrato tem que voltar pro esquema da fila da imobiliária! No esquema de pouco tempo dá até para alugar pelo blocket. A média de aluguel por um apê de 72m2 com 2 quartos, sala e cozinha é de 10 mil coroas (+- 4 mil reais); um flat em área estudantil é por volta de 5 mil (isso chutando bem baixo).

Só tem um jeito de escapar do esquema do aluguel: comprando. Aqui as pessoas também fazem financiamentos e passam a vida toda pagando. E pra se ter ideia o custo de uma dessas casinhas bonitinhas vermelhinhas/amarelinhas que estão por todos os lugares é em torno de 3 milhões de coroas! Lucycrazy total.

*

Imagem

Pra vender o apê do Alex foi uma saga. Primeiro tivemos que fazê-lo ter parecido sair de um catálogo de decoração. Não sei quantas milhões de vezes a gente foi até a Ikea comprar tapetes, luminárias, flores, almofadas.. E uma coisa que eu achei badalo é que se você compra uma coisa e não gosta, você pode devolvê-la até 1 mês depois da compra (em alguns casos em até 3, dependendo da loja). Então foi meio o que a gente fez, comprávamos 3 tapetes de cores diferentes e testávamos pra ver qual caía melhor. E o que não ficasse bão a gente ia lá levar de volta! (claro que tem que tá tudo bonitinho, pode até estar sem etiqueta). Aí foi fazer um rapa total das coisas, pra deixar o mais clean possível para as fotos do site. E depois se preparar para as visitações.. que eram um saco porque a gente tinha que esconder tudo. Tinha que deixar a casa parecendo aconchegante mas ao mesmo tempo como se ninguém habitasse nela. Aqui vão algumas fotenhas de como ficou:

Imagem

Imagem

Imagem

Pra se ter uma ideia, nem chão a sacada tinha.. e agora ela ficou toda esbanjando vida! (obviamente o céu foi editado no photoshop, porque ele tava, né.. cinza!) A sensação que tivemos é a de que arrumamos o apê para os outros. Agora que tinha ficado tudo bonitinho, vamos nos mudar! E aqui eles também fazem o esquema de deixar geladeira, fogão, microondas, etc para o próximo morador!

You Might Also Like...

No Comments

Deixe uma resposta