Europa Suécia viagem

Por dentro do hotel de gelo em Jukkasjärvi, na Suécia

91 Views

O  Ice Hotel é o maior hotel de gelo do mundo e fica em Jukkasjärvi, próximo de Kiruna (o post de Kiruna está quase saindo do forno). Todos os anos, o hotel é reconstruído do zero com gelo e neve retirados do rio Torne. Artistas do mundo todo se reúnem para esculpirem a mão e criarem as artes mais surreais para os quartos do hotel. Lustres, copos, poltronas, degraus, tudo feito de… gelo! Porém para dormir,  os hóspedes usam um saco de dormir térmico em camas cobertas por pele de rena (tadinhas!).

hotel de gelo kiruna

Blocos de gelo usados na construção do hotel

ice hotel

Interior da capela do hotel. Muitas pessoas escolhem passar a lua de mel no Ice Hotel e algumas até se casam lá. Seria esse o sonho da Frozen?

hotel de gelo kiruna

O hotel de gelo sempre me fascinou. Sabe quando as pessoas te contam sobre coisas fantásticas que existem em algum canto do mundo e isso parece ser uma realidade muito distante? Então, o Ice hotel era um desses lugares pra mim. Nunca imaginei que um dia conseguiria vê-lo ao vivo e a cores. Em janeiro, fui convidada pelo Ice Hotel para visitar as suas entranhas congeladas. Quando vi aquele amontoado chique de neve e gelo na minha frente, até caíram umas lágrimas de alegria. Eu curti bastante e voltei pra casa com a mão toda cortada de tantas fotos que tirei lá dentro 😬.

 

O primeiro hotel de gelo do mundo

Acho a história do Ice Hotel um tanto surreal. O cara que teve essa ideia megalomaníaca foi tachado de maluco no começo. Pois quem é que iria viajar para um vilarejo no meio do nada, num lugar frio pra dedéu, onde o sol mal aparece durante os dias de inverno? E ainda ter que pagar para dormir dentro de um iglu gigante? Pois é, como tem doido pra tudo nessa vida, o hotel virou um sucesso e foi o primeiro do tipo no mundo. Sem dúvida, o dono desse hotel fez uma bela caipirinha com os limões que a vida deu pra ele.

Tipos de quartos

É provável que este seja o iglu mais caro do mundo pois uma noite no quarto frio varia em torno de 7200kr a 11000kr (aprox. €700-1000). Entretanto, os quartos frios mais baratos são os quartos de gelo sem arte, os que tem esculturas são bem mais caros. Além disso, também têm cabanas com quartos aquecidos que ficam fora do hotel de gelo, e as diárias saem um pouco mais em conta: em torno de 4000kr.

quarto hotel de gelo kiruna

E caso você esteja afim de se hospedar no hotel, é recomendado que fique somente uma noite no quarto frio e o restante da sua estadia em um quarto normal. Acho que eles não querem que os hóspedes virem picolé. Porém, vale ressaltar que nem todos os quartos frios são suítes. Somente os que são deluxe tem banheiro dentro do quarto, os outros usam um WC compartilhado. Achei isso bem estranho, mas tudo bem.

quarto hotel de gelo

Alguns dos quartos tinham até musiquinha tocando  de acordo com o tema da arte


quarto hotel de gelo

A temperatura dentro dos quartos é de -5ºC a -8ºC e você até pode achar que isso é aconchegante quando está fazendo -30ºC lá fora.

O hotel de gelo fica aberto durante o ano todo

O hotel tem duas construções: uma temporária que só funciona durante os meses de inverno e derrete durante a primavera  e uma permanente, que se chama +365 e fica aberta o ano todo. A parte permanente conta com 20 quartos, uma galeria de gelo e o Ice Bar. Lá dá para tomar um bons drink servido em um copinho feito de gelo. É possível visitar o hotel por dentro mesmo se você não estiver se hospedando lá. Todos os dias têm visitas guiadas em inglês ou em sueco, e a entrada custa 325kr (*preço em janeiro de 2020).

A sensação que tive quando estive lá dentro, era de que transformaram um freezer gigante em uma galeria de arte.

ice bar ice hotel kiruna

Interior do Ice Bar (repara que tem uma montanha russa de gelo ao fundo)

o que fazer em kiruna: visitar o ice hotel

Bons drinks em copinho de gelo

 

Como chegar

O hotel de gelo fica a 18 km de Kiruna, em Jukkasjärvi. Tem um ônibus que sai do centro de Kiruna e leva uns 25 minutos até lá e te deixa bem em frente ao hotel. Porém, é bom saber que esse ônibus tem um horário bem limitado. Por isso, se programe bem porque um taxi saindo do hotel até o centro de Kiruna custa um rim (em torno de 450kr). Além disso,  lá o Uber não roda. Quando fui, a passagem saiu 46kr ida e volta.

Além de toda a excentricidade do hotel, eles também oferecem workshop de esculpir gelo, mergulho no lago congelado e diversas atividades na neve. Quantas vezes não desejei me teletransportar para um lugar frio enquanto fritava no calor do Brasil. Pois é, acho que meio que aconteceu isso hehe

Para finalizar, definitivamente, acho que você deveria incluir uma visita até lá se você vier pra essas bandas do norte (até mesmo no verão!).

esculpindo gelo ice hotel

Galerinha esculpindo gelo (e pagando por isso 😅)

Aqui estão alguns links úteis:

Site oficial do Ice Hotel 

Tabela de horários do ônibus para o Ice Hotel

E, aí, agora me conta, você toparia passar uma noite no quarto frio?

*Este post contém parceria com o Ice Hotel.

Você também pode gostar de:

1 Comment

  • Reply
    Samara Silva
    março 28, 2020 at 1:12 am

    Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui e te agradeço por compartilhar…

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Samara Silva

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: